04
out 18

Compartilhar para crescer

Compartilhar para crescer

Na última semana de setembro, recebemos a visita dos membros da ATIVALES – Associação de Empresas de Tecnologia da Informação Vales do Rio Pardo e Taquari. O objetivo do encontro foi trocar ideias sobre transformação digital e inovação, além de realizar um processo de benchmarking focado no compartilhamento das melhores práticas existentes no mercado de tecnologia.

Estiveram presentes no evento Ana Roberta Thomazi e Gilberto Dessbesell Jr., da CantusStange Software; Guilherme Rohr, da Idealogic Software; Luciana Höff e Luciano Brandão, da Retta Tecnologia da Informação; Eduardo Bittencourt, da Rize TI; Jamiel Spezia, da Solis Tecnologia; e Alisson Tekann, da Tekann Mobile Solutions. Da equipe da SoftDesign participaram Karina Hartmann, Gerente de Projetos; Natália de Oliveira, Designer especialista em UX; e Osmar Pedrozo, CEO.

A SoftDesign

O encontro teve início com uma apresentação da SoftDesign na qual Osmar falou sobre nossos valores, atribuindo destaque para a constante busca por conhecimento, atualização técnica, certificação e multidisciplinaridade das equipes. Além disso, o CEO contou sobre a experiência e as diferenças entre trabalhar com empresas já consolidadas e com startups, suas oportunidades e desafios.

“No caso da startup, para validar uma ideia ou um produto, normalmente não há disponibilidade de uma grande quantia monetária. Por isso, para atender esses clientes e validar suas ideias, fomos impulsionados a buscar tecnologias mais flexíveis, como por exemplo, linguagens híbridas para desenvolvimento mobile. Isso foi essencial para a nossa maturidade em pesquisa e desenvolvimento e também para a nossa evolução como Empresa, visto que, em contrapartida, começamos a levar tal conhecimento para as organizações maiores, que igualmente se beneficiaram”, expôs Osmar.

Concepção e Design

Em um segundo momento, Natália salientou que o Design, a Tecnologia e o Negócio são os três pilares fundamentais do trabalho da SoftDesign. É sobre essa base que os projetos de Concepção são desenvolvidos, utilizando técnicas como Brainstorming, Double Diamond, Golden Circle, Canvas, Personas e Jobs to be Done. A designer também abordou o tema da experiência do usuário e seu conjunto de disciplinas: arquitetura de informação, design de interação, design de interface, usabilidade, pesquisa com usuários e análise de dados.

“Para que o designer seja um profissional realmente qualificado e consiga proporcionar uma boa experiência de uso em um produto ou serviço, é imprescindível olhar para tal conjunto de disciplinas. Se somente a acessibilidade for considerada, por exemplo, pode ser que a interface fique ruim e não cause a aderência necessária. É por isso que as equipes de design das empresas devem ser constituídas por profissionais com diferentes especialidades”, completou Natália.

Gestão Ágil de Projetos

Para finalizar as apresentações da SoftDesign, Karina falou sobre o nosso método ágil de trabalho. A Gerente de Projetos salientou que buscamos enxergar separadamente as disciplinas que compõem o desenvolvimento de projetos, para que possamos utilizá-las da melhor forma de acordo com o cliente e a iniciativa que se apresenta.

“Quando falamos de métodos ágeis,  podemos nos referir a muitas coisas diferentes. Podemos estar falando de um conjunto de práticas técnicas que surgiram em ambientes ágeis ou que se alinham à cultura ágil, como TDD, BDD, integração contínua, etc. Quando falamos em gestão do ciclo de vida do produto, por sua vez, nos referimos à atuação do time de desenvolvimento, como acontecerão as iterações, e é aqui que se define se o método será o Scrum ou o Kanban, por exemplo. E, acima disso, talvez ainda tenhamos uma camada de gestão de projetos, uma iniciativa com início, meio e fim que precisa entregar um produto específico para um stakeholder específico, com um determinado budget. Nesse caso, é preciso pensar nas dependências externas, riscos, em cronograma, etc.”, explicou Karina.

Confraternização

Após um coffee break e um bate-papo aberto entre todos os presentes, Eduardo Bittencourt, presidente da ATIVALES, agradeceu pela oportunidade e pelas trocas do dia. “Tudo isso que nós vimos, todo esse tour que fizemos pelo processo de trabalho de vocês, foi muito importante, é de grande valia. Voltaremos para nossas empresas para trocar com nossas equipes, passar para eles o que vimos aqui, com o intuito de melhorar, de aperfeiçoar relacionamentos e, é claro, negócios”.

Visita da ATIVALES na SoftDesign (4) Visita da ATIVALES na SoftDesign (3) Visita da ATIVALES na SoftDesign (2)

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta