03
jul 18

Free Wi-Fi em Porto Alegre

Free Wi-Fi em Porto Alegre

Você sabia que em Porto Alegre temos mais de vinte pontos com Wi-Fi liberada? Pois nós temos. E o desenvolvedor da SoftDesign Uilian Souza decidiu realizar uma prova de conceito nas ferramentas de geoprocessamento do MongoDB criando um mapa destes pontos.

O MongoDB é um software livre de banco de dados orientado a documentos, desenvolvido desde 2007. De código aberto e multiplataforma, ele é escrito na linguagem C++, e suas características permitem que os dados possam ser organizados em hierarquias complexas sem deixar de ser indexáveis e fáceis de encontrar.

O projeto

Uilian desenvolveu um projeto simples de estudo usando o NodeJS (interpretador de código do JavaScript), o Express.JS (estrutura de aplicativo Web utilizada pelo Node.JS) e o LeafletJS (biblioteca do JavaScript) para visualização dos mapas do Open Street Maps e do MapBox. Ele carregou os dados disponibilizados pela Prefeitura de Porto Alegre no MongoDB e, depois, buscou com determinadas coordenadas geográficas e raios, os pontos de free Wi-Fi da cidade.

O resultado é um mapa de fácil interpretação que permite que todos possam encontrar Wi-Fi liberada e utilizá-la, maximizando o acesso da população à Internet. O desenvolvedor, que possui um blog onde publica seus estudos e ideias, ainda disponibilizou o código fonte utilizado no projeto em um repositório no Github.

Obrigado, Uilian!

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta