PT | EN
Publicado dia 9 de dezembro de 2021

Trampeei: Tecnologia para Transformar Vidas

| Tempo de leitura 8 minutos Tempo de leitura 8 minutos
Trampeei: Tecnologia para Transformar Vidas

No dia 6 de novembro de 2021, lançamos o aplicativo Trampeei. O projeto social colaborativo entre ONG Coletivo Autônomo e SoftDesign foi apresentado à comunidade do Morro da Cruz no evento Feira da Rede Comunitária, que também contou com ações em saúde, exposições de trabalhos artesanais e oficinas educativas.

A principal missão do Trampeei é simplificar a oferta e a procura de empregos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Seu objetivo é aproximar empresas, empreendedores e trabalhadores por meio da tecnologia, encurtando processos de recolocação e promovendo novas relações de trabalho que permitam a geração de renda e o desenvolvimento de famílias e regiões.

No lançamento do app, conversamos com pessoas envolvidas no projeto para saber mais sobre sua Concepção e Desenvolvimento. Convidamos você a assistir ao vídeo abaixo ou, se preferir, a ler o artigo a seguir.

Conexão e Inclusão Digital

O Trampeei permite que empresas ofereçam oportunidades de trabalho, que trabalhadores cadastrem currículos, e que empreendedores comercializem produtos e serviços. A união dessas informações torna a plataforma um hub profissional, capaz de promover conexões e contribuir para o desenvolvimento da economia local.

De acordo com Bruna Ricardo, Product Owner da SoftDesign, o aplicativo “foi pensado para ajudar comunidades em situação de vulnerabilidade social: a unir pessoas que estão procurando emprego a empresas que estão próximas dessas comunidades; e também para ajudar a comunidade a se encontrar e a se comunicar, divulgar produtos e serviços”.

Com o intuito de facilitar o uso e tornar a interface mais amigável para as pessoas, o Trampeei tem o formato de feed, com permissão para criar publicações, assim como as redes sociais mais conhecidas. Além disso, o app viabiliza o contato entre esses agentes por meio de integração direta com o WhatsApp.

Bruna ressalta que a possibilidade de incluir um chat próprio foi cogitada no início do desenvolvimento, porém foi concluído que para os usuários seria mais fácil incluir uma integração com o Whats: primeiro porque os moradores já estão familiarizados com ele e segundo, porque muitas operadoras de telefonia o disponibilizam dentro da franquia contratada, ou seja, a sua utilização não gera custo adicional.

Usabilidade e Tecnologia

Tal decisão técnica foi uma das constatações do processo de Concepção, realizado em dezembro de 2020, em etapa anterior ao Desenvolvimento do Trampeei. De acordo com Priscila Hermann Rodrigues, Product Designer da SoftDesign:

“A ONG entrou em contato conosco e a gente fez esse processo para entender quem eram os usuários e quais seriam as dores das pessoas. Além de compreender as maiores dificuldades nesse acesso a vagas de emprego e as maiores dúvidas. Fizemos uma primeira etapa de pesquisa, de entrevistas locais, e chegamos a alguns resultados. Um deles foi justamente a conexão com o WhatsApp, pensando em disponibilidade de internet e na dificuldade em ter uma rede Wi-Fi ”.

A escolha pelo Flutter como tecnologia para o Desenvolvimento do Software também foi tomada com base na Concepção. Ela garante que o Trampeei possa ser baixado na maioria dos celulares, pois consome poucos dados móveis e pouco espaço em comparação a outros apps. O Trampeei é considerado um Aplicativo Lite pois pesa 24MB; enquanto apps como Instagram tem tamanho total de 103MB, e Facebook de 214MB, por exemplo.

Trampeei - SoftDesign | ONG Coletivo Autônomo

Aplicativo Trampeei. Fonte: SoftDesign.

Autoestima e Valorização

O Trampeei não é o primeiro projeto relacionado à empregabilidade da ONG Coletivo Autônomo. Sula Riet, Gerente de Projetos, explica que o aplicativo surgiu ao mesmo tempo em que houve a implementação do Construindo o Futuro: iniciativa que já atendeu mais de cinquenta pessoas e auxilia na construção de currículos e na multiplicação desse conhecimento na comunidade.

“Uma coisa alimenta a outra. O Trampeei anda em conjunto com todo esse braço da ONG que pensa no mundo do trabalho, em trazer emprego para as pessoas do Morro da Cruz, em entender que essas pessoas precisam de oportunidades. Que os comerciantes locais precisam olhar para essas pessoas; e que essas pessoas precisam também ver a importância de fortalecer esse comércio, constituído por  empresas que estão aqui ao entorno, que estão na nossa comunidade”.

A ONG acredita neste trabalho, pois entende também o impacto na autoestima das pessoas. “Sabemos que pelos vários problemas estruturais das comunidades brasileiras, as pessoas às vezes olham com outros olhos para as coisas de ‘fora’. E o aplicativo faz com que elas tenham esse olhar mais carinhoso, com mais amor para o que está próximo, e que tem muito valor”, destaca.

Oportunidade e Economia Local

A ONG Coletivo Autônomo do Morro da Cruz sempre teve como  objetivo construir projetos em resposta aos problemas das famílias da região. Lucia Scalco, Fundadora e Presidente, explica que foi durante a pandemia de Covid-19, escutando as demandas das pessoas e antevendo toda a crise de empregabilidade que viria, que surgiu a ideia do Trampeei:

“Decidimos criar uma série de iniciativas no sentido de auxiliar na qualificação dos adultos e no alcance de empregos, e entre elas estava o Trampeei. Eu tenho a convicção, a certeza de que ele é revolucionário por dois motivos: primeiro porque foi desenvolvido através de um trabalho de concepção e de escuta, e eu sou antropóloga por profissão e acredito muito que temos que ouvir as pessoas; e segundo porque traz a tecnologia para perto, com todo o cuidado de ser um aplicativo conforme a realidade local. Ele é feito para as pessoas”.

A prova disso é que, tendo sido lançado há apenas um mês, o aplicativo já reúne mais de setenta publicações, entre vagas de emprego, cadastro de currículos e divulgação de produtos e serviços. Todos os dias, novas conexões são realizadas e Lucia faz questão de salientar que o Trampeei é exatamente o que as pessoas querem: “as pessoas não querem esmola, elas querem oportunidade”.

Trampeei - SoftDesign | ONG Coletivo Autônomo (2)

Participação do time da SoftDesign no projeto Construindo o Futuro. Fonte: ONG Coletivo Autônomo do Morro da Cruz.

Formação e Compartilhamento

O projeto de inclusão está alinhado ao propósito da SoftDesign de incentivar a busca por conhecimento e evolução profissional. Por esse motivo, inclusive, ele foi concebido e desenvolvido por um time de profissionais experientes e trainees (jovens aprendizes), ao longo de 2021.

De acordo com o CEO da SoftDesign, Osmar A. M. Pedrozo, “esses jovens talentos em início de carreira tiveram a oportunidade de adquirir novas competências por meio de uma iniciativa social que irá melhorar a vida de muitas pessoas. E esse tipo de trabalho é também um pouco de give back: entregar o que nós conhecemos para uma comunidade tão carente em relação a isso. É uma forma de transformar vidas, além do assistencial, mas também a partir da formação, da tecnologia e da inclusão digital” ressalta.

No dia 6 de novembro, Osmar esteve presente com o time da SoftDesign no evento de lançamento, apresentando às pessoas o Trampeei e realizando palestras sobre Tecnologia da Informação. Henrique Della Mea Rossi, Gerente de Projetos da empresa, não escondeu sua alegria:

“Estou muito feliz em estar aqui vendo o produto ser lançado para a comunidade, vendo a realidade das pessoas que vão utilizar o aplicativo. Sinto muito orgulho por ter feito parte do time que trabalhou neste projeto, que esteve sempre muito engajado. É muito bom poder contribuir um pouquinho com tudo isso e trazer mais oportunidades para o Morro da Cruz”.

Contribua com o Projeto Social

Além do aplicativo, o Trampeei também possui um Portal das Empresas: uma opção que proporciona a gestão de vagas para as organizações. Por meio dele é possível criar uma conta empresarial para cadastrar oportunidades pelo computador, sem a necessidade de utilizar o aplicativo.

O trampeei.com.br foi pensado para facilitar o trabalho das áreas de Recursos Humanos das empresas, que muitas vezes divulgam as mesmas vagas em diferentes plataformas de recrutamento e seleção. Se você faz parte de uma empresa com vagas abertas, ou conhece organizações que poderiam divulgar suas oportunidades na plataforma, nos ajude a divulgar o Trampeei.

As organizações parceiras passam a fazer parte de uma iniciativa social, se aproximando de comunidades carentes, e auxiliam na evolução da plataforma. Em breve, esperamos que ela esteja presente em diversas localidades do Brasil.

Trampeei (2) - SoftDesign | ONG Coletivo Autônomo

Portal da Empresas, Trampeei. Fonte: SoftDesign

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?