01
mar 17

Quatro livros para quem está começando uma startup digital

Quatro livros para quem está começando uma startup digital

Fundar uma startup dá trabalho, e principalmente, envolve tomar muitas decisões. Antes de tomar essas decisões todas, vale a pena consultar as dicas destes quatro livros para quem está começando uma startup digital.

 

The lean startup

leanstartup2Leitura obrigatória. Esse livro explica de forma fácil e rápida o mindset da startup, e os conceitos essenciais para você entender sobre MVP, Experimentação, Hipóteses, Pivotamento e Tração.

Se você quer criar uma startup de sucesso, essas palavras não deviam ser apenas buzzwords para você. Você precisa incorporar essas ideias no seu jeito de agir e pensar.

 

 

The startup owners manual

startup-owners-manual-1in

Esse livro nasceu das experiências (de insucesso e sucesso) de Steve Blank, tanto nas suas próprias startups quanto no trabalho de aceleração de outras startups.

Steve acabou criando um método próprio, que ele chamou de Customer Development. Ainda que você não pretenda seguir exatamente o método, o livro já vale por resumir alguns dos principais erros cometidos pelas startups, e por incentivar um mindset voltado para o mercado, para o consumidor e para a venda. The startup owners manual vai te lembrar que sua startup não é nada enquanto não tiver ninguém usando seu produto.

 

Rework

rework-front-cover

Se você está há muito tempo trabalhando em um ambiente tradicional, fortemente hierárquico, cheio de vícios das grandes empresas, esse livro será seu detox.

Aprenda que existem outros jeitos de organizar o trabalho e de organizar uma empresa, e que estes outros jeitos têm suas vantagens.

 

 

Gerenciamento Ágil de Projetos: Desenvolvendo produtos inovadores

Agile-Project-Management

Se sua startup vai desenvolver uma plataforma de software, e você quer entender sobre a forma de trabalho ideal para a equipe de desenvolvimento, leia este livro.

Se não der tempo, leia pelo menos o primeiro capítulo. Este livro vai explicar para você o “porquê” você deve trabalhar de um jeito um pouco diferente do tradicional.

 

 


Agora, se você quer entender a importância de idealizar, estruturar e planejar as ações antes de iniciar um projeto, acesse o whitepaper sobre Concepção e Anteprojeto que preparamos.

Acessar conteúdo

Karina Hartmann
Karina Hartmann

Karina é Gerente de Projetos de desenvolvimento de software e nos últimos anos tem trabalhado na concepção de produtos para startups digitais. Mestranda em administração pela UFRGS, formada em Matemática aplicada, Pós-graduada em Governança de TI. Tem as certificações CSM, PMP, CFPS e CPRE-FL. Também já foi Analista de sistemas e Programadora Java.

Deixe uma resposta