20
jul 18

Mob Programming na SoftDesign

Mob Programming na SoftDesign

Na última quarta-feira, dia 18 de julho, alguns colaboradores da SoftDesign participaram de uma atividade diferente: o Mob Programming. A prática de desenvolvimento ágil tem como objetivo reunir um time em um mesmo ambiente para trabalhar em um único computador, a fim de desenvolver um software conjuntamente, esclarecer dúvidas e compartilhar insights.

O Mob Programming se assemelha a prática de Pair Programming, na qual dois desenvolvedores compartilham um computador para executar a mesma tarefa. Contudo, o Mob Programming estende essa prática a uma maior quantidade de profissionais, incluindo Testadores, Designers, Gerentes de Projeto, Product Owners, entre outros.

React Native

Na SoftDesign, os colaboradores usaram a Sala de Design e Cocriação para desenvolver um software em React Native, com o objetivo de nivelar o conhecimento sobre essa tecnologia. O React Native, mantido pelo Facebook, é um framework híbrido em JavaScript que possibilita uma mesma construção para Android e iOS. De acordo com o desenvolvedor William Bartz, “a vantagem do React Native é que ele trabalha de forma híbrida mas compila o código de forma nativa, viabilizando assim a utilização das bibliotecas nativas de cada aparelho”.

Eduardo Ughini, que participou do Mob Programming, explicou que “todos haviam estudado previamente a tecnologia e o desafio era montar a mesma aplicação feita individualmente, agora em conjunto, utilizando as melhores práticas consentidas por todos”. O desenvolvedor completou contando que “como pudemos utilizar o dia inteiro para a atividade, houve tempo para discutir o trabalho realizado, pesar os prós e os contras do desenvolvimento e avaliar os motivos das escolhas que fizemos”.

Mob Programming (3) Mob Programming (2)

Se você quiser saber mais sobre o Mob Programming, pode baixar o material abaixo, criado pelo desenvolvedor Luciano Sclovsky!

Acessar conteúdo
Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta