25
out 18

Nobel de Economia e a Mudança Tecnológica

Nobel de Economia e a Mudança Tecnológica

Neste ano, dois economistas dividiram o Prêmio Nobel de Economia, anunciado pela Academia Real das Ciências da Suécia: William D. Nordhaus, pela sua pesquisa sobre mudanças climáticas; e Paul M. Romer, pelo seu trabalho em relação à mudança tecnológica. Ambos foram condecorados por suas previsões de longo prazo, tendo ampliado significativamente a análise econômica ao construir modelos que expõem como a economia de mercado interage com a natureza e com o conhecimento.

Teoria do Crescimento Endógeno

O trabalho de Romer, em específico, demonstra como o conhecimento (a acumulação de ideias) pode funcionar como propulsor do desenvolvimento econômico. Pesquisas anteriores já apontavam que a inovação tecnológica é o principal motor do crescimento econômico, mas não evidenciavam como as decisões econômicas e as condições de mercado determinam a criação de novas tecnologias.

Por meio da Teoria do Crescimento Endógeno, lançada em 1990, o economista demonstrou como as forças econômicas influenciam a inovação tecnológica, salientando que as ideias são diferentes de outros bens e necessitam de condições específicas para prosperar em um mercado.

Por isso, de acordo com Romer, as empresas capazes de inovar são aquelas que investem seu capital humano (entendido como o efeito acumulado de atividades tais como anos de educação formal ou treinamento profissional) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Assim, tais empresas conseguem apropriar-se de lucros monopolistas que persistirão até que a difusão tecnológica ocorra em sua totalidade ou que uma nova invenção a supere.

Nobel de Economia 2018

Oficialmente intitulado Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, o Nobel de Economia é financiado pelo banco central sueco e foi instituído em 1968. Neste ano, seus vencedores dividiram a quantia total de US$ 987 mil.

Fontes: Nobel Prize, Teoria do Crescimento Endógeno e a Inovação Tecnológica no Brasil

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta