12
out 15

NPAPI parou de funcionar. E agora? – Parte 1

NPAPI parou de funcionar. E agora? – Parte 1

Você já ouviu falar de NPAPI? E de Applet? E de JAVA?

Talvez não, mas provavelmente já teve problemas em utilizar o cartão com chip do banco para acessá-lo na web, certo? E fazer assinaturas digitais/emitir notas fiscais eletrônicas com o certificado e-CPF ou e-CNPJ, também não ouviu falar?

O perfil de usuários que enfrentam problemas com estas tecnologias são os que utilizam banco pela Internet (alguém ainda vai na agência?) ou que precisam fazer assinatura de documentos digitais (admito que é um nicho, mas está crescendo muito) ou ainda precisam emitir nota fiscal eletrônica (dor de cabeça dos empresários).

Bem, comumente as funcionalidades acima utilizam JAVA – linguagem de programação comum na internet) e Applet – programa em linguagem JAVA que “roda” no navegador.

E sobre o NPAPI? Ele é um plugin dos navegadores atuais, criado inicialmente para Netscape em 1995 e que define uma interface para a criação de outros plugins, entre eles o JAVA Applet (solução comumente utilizada para realizar o acesso ao seu home banking e para assinar digitalmente documentos). De todo modo, este plugin está sendo progressivamente removido dos navegadores, por ter problemas de segurança e de desempenho, e em setembro deste ano, foi removido do Chrome.

Essa decisão do Google é dura, pois força usuários que ainda precisam dessa tecnologia a utilizar os concorrentes Internet Explorer ou Firefox. Acontece que esses dois outros navegadores também irão remover o suporte a NPAPI, mas por enquanto ganham usuários do Google Chrome.

Isso significa que em um futuro muito próximo, com a remoção do NPAPI dos navegadores, estas soluções irão parar de funcionar e a TI deverá prover novas soluções.

Aqui na SoftDesign nós saímos na frente com uma solução que substitui o NPAPI e o uso do applet JAVA.

Nos próximos posts irei detalhar a solução para este problema.

Renato Diogo
Renato Diogo

Renato desenvolve soluções em Certificação Digital há 7 anos. É bacharel em Ciência da computação e especialista em Engenharia de Software, com quase 15 anos no time da Soft.

Deixe uma resposta