29
jan 16

Oracle anuncia o fim do plugin do Java

Baseado nos anúncios e comunicados feitos em 2015 sobre a remoção ou bloqueio do suporte ao protocolo NPAPI nos navegadores modernos, nesta quarta-feira, 27,  a Oracle anunciou que irá encerrar o plugin do Java, iniciado há 20 anos. Outras tecnologias, como Flash e Silverlight, também baseadas em NPAPI estão sendo afetadas por essa restrição dos navegadores.

No próximo Java SE, versão 9, a Oracle irá marcar o plugin como depreciado, planejando a futura remoção completa, versão que já está disponível para avaliação em http://jdk9.java.net. Os desenvolvedores de aplicativos baseados no plugin, deverão considerar outras alternativas que não dependam dele, como o Java Web Start.

Essa decisão agrada aos especialistas em segurança que sempre criticaram o seu uso por sites mal intencionados. Em uma busca rápida pela internet, encontra-se inúmeros casos de ataques utilizando falhas de segurança no plugin, inclusive a Oracle foi duramente criticada nos Estados Unidos por omitir tais falhas.

Aqui na SoftDesign nós saímos na frente com uma solução que substitui o NPAPI e o uso do Applet JAVA, confira nos posts: NPAPI parou de funcionar ? Parte 1NPAPI parou de funcionar ? Parte final.

Fontes: Olhar DigitalOracle

Renato Diogo
Renato Diogo

Renato desenvolve soluções em Certificação Digital há 7 anos. É bacharel em Ciência da computação e especialista em Engenharia de Software, com quase 15 anos no time da Soft.

Deixe uma resposta