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nov 18

SoftDesign no RDSummit 2018

SoftDesign no RDSummit 2018

Na semana passada, o nosso time de Marketing e Comunicação participou do RDSummit, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Organizado pela Resultados Digitas, ele aconteceu em Florianópolis – SC, nos dias 7, 8 e 9 de novembro e reuniu aproximadamente 12 mil profissionais de diversos países.

Inovação e Inteligência Artificial

Entre as palestras mais interessantes do evento esteve a de Martha Gabriel, considerada uma das maiores especialistas nas áreas de inovação e interatividade no Brasil. A consultora, professora e escritora, autora do livro Eu, Você e os Robôs, falou sobre Inteligência Artificial, salientando a sua evolução no mundo dos negócios por meio da prática do Deep Learning.

Segundo Martha, o mercado já domina a teoria de redes artificiais que imitam as redes neurais e as implementa em robôs extremamente especializados em determinadas atividades, como reconhecimento de imagem, por exemplo. Isso facilita a parte técnica do trabalho, mas não dispensa a atividade humana, visto que somente nós possuímos (até o momento) empatia, emoção e ética, características indispensáveis para tomadas de decisão e relacionamento com o cliente.

Além disso, Martha explicou que para que a inovação aconteça não basta ter ideias, é preciso que haja uma mudança de mindsetting empresarial, pois esse deve incentivar e fomentar o desenvolvimento de tais ideias. Também é necessário que haja método e disciplina, pois a inovação possui muitas etapas a serem realizadas. Somente desta forma, de acordo com a consultora, é possível criar algo útil e com valor para alguém, que seja realmente disruptivo.

Otimização e Facilitação

Outro speaker que chamou a atenção do nosso time foi Tim Ash, especialista em marketing digital e CEO da SiteTuners. O autor de Landing Page Optimization expôs que todos nós somos compostos por ‘três cérebros’, que seriam a reação, o sentimento e a razão. Seu objetivo era mostrar que os seres humanos utilizam características primitivas para tomar decisões e, por isso, produtos e serviços digitais devem facilitar as ações dos usuários.

Ash demonstrou, por exemplo, como uma página com diversas opções de produtos, comum em ecommerces, mais confunde do que auxilia o cliente; e como banners no topo das páginas distraem o usuário e o impedem de realizar alguma compra. Para o especialista, quanto mais facilitarmos o caminho da aquisição de um produto ou serviço, maiores as chances de conversão.

Por fim, o especialista comentou a estratégia da Apple com a versão de ouro do Apple Watch, vendido por US$10 mil. Para Ash, a ideia da marca não foi ganhar dinheiro com o novo produto, mas sim estabelecer que, visto o preço desse modelo, o valor de US$1 mil é razoável pela versão normal. O resultado? A Apple, atualmente, vende mais relógios do que toda a tradicional indústria suíça.

RDSummit 2018

O RDSummit reuniu outras diversas palestras que englobaram temas relacionados a Tecnologia, Produto, Marketing Introdutório e Avançado, Conteúdo, SEO, Desenvolvimento Pessoal, Gestão & Estratégia, Sucesso do Cliente e Vendas. Além disso, o evento proporcionou o networking, apoiado por uma Feira de Negócios e um Startup Corner, compostos por importantes players do mercado nacional.

SoftDesign no RDSummit (2)

SoftDesign no RDSummit (3)

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

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