10
mai 18

SoftDesign no TDC Floripa 2018

SoftDesign no TDC Floripa 2018

Os colegas Sheila Kimura, Product Owner, e Raphael Rodrigues, Analista de Testes, realizaram palestras no primeiro The Developer’s Conference (TDC) de 2018. O evento de tecnologia, que aconteceu na cidade de Florianópolis, em abril, reuniu diversos profissionais que abordaram assuntos técnicos, de gestão, negócios e processos.

Sheila esteve presente em duas Trilhas. Na primeira, Management 3.0 e Gestão Ágil, explorou práticas para que um time ou grupo de pessoas alcancem um propósito comum, citando a importância do Ikigai – sem esquecer-se de analisá-lo criticamente. Após a palestra, intitulada Na prática: Criando propósito do time!, Sheila publicou um artigo onde fala sobre as maiores dificuldades que os gestores encontram para chegar nesse propósito, e lista sete dicas para unir objetivos pessoais com corporativos, pontuando que acredita que “os propósitos pessoais que são possíveis de parear com os corporativos são o desenvolvimento de carreira e o desejo de fazer a diferença no mundo”.

Já na Trilha TDC4Women, Sheila palestrou sobre Sororidade: Como podemos apoiar mulheres a ingressarem na TI. Ela expôs dados referentes à presença feminina nos cursos e cargos relacionados a TI, refletindo sobre os papéis que homens e mulheres desempenham na sociedade e as habilidades e competências que desenvolvem. Em relação à transição de carreira, Sheila afirma que “investir na formação, ser persistente, ter fluência em inglês e fugir dos estereótipos são conselhos que podemos seguir para avançar cada vez mais nessa área”.

Raphael, por sua vez, esteve na Trilha Agile, compartilhando com os participantes do evento um case de desenvolvimento ágil em uma empresa em plena transformação. Na palestra Criando o produto certo usando Impact Mapping e técnicas de guerrilha ágil, ele e Vladson Freire, Agile Coach do Sicredi, exploraram o conceito do método, delinearam os desafios encontrados pelo time e avaliaram a entrega como a solução correta para o cliente que respondeu com alto grau de satisfação. “Foi muito legal dividir nossa experiência com a comunidade de Floripa e faremos essa mesma apresentação no Rio de Janeiro em julho, no Scrum Gathering“, completa Raphael.

O TDC terá mais duas edições neste ano, em São Paulo e Porto Alegre. A edição da capital paulista acontece em julho e a chamada de trabalhos já está aberta. Vale participar para aprender e compartilhar conhecimento: https://bit.ly/2HOS8MF.

RaphaRodriguesTDC

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta