21
mar 17

SoftDesign participa dos eventos Rails Girls e Django Girls

SoftDesign participa dos eventos Rails Girls e Django Girls

No mês de março, a SoftDesign foi uma das patrocinadoras de dois eventos de programação: Rails Girls Novo Hamburgo e Django Girls Porto Alegre. Estes eventos oferecem oficinas gratuitas para mulheres e visam incentivar o ingresso delas no mercado de TI.

Rails girls 2Nos dias 10 e 11 de março, aconteceu na Universidade Feevale Câmpus II, o Rails Girls Novo Hamburgo, e recebeu 40 participantes que tiveram seu primeiro contato com programação de software utilizando Ruby on Rails. Tanara Bodini, Analista de QA da SoftDesign, é voluntária e uma das organizadoras do Rails Girls NH e do Django Girls POA e dividiu um pouco sobre a experiência:

“Participar de iniciativas como essa é algo único. Poder observar e compartilhar conhecimento com mulheres de todas as idades durante os dois dias de cada evento e poder observar a evolução de cada uma (seja participantes ou coachs) é algo incrível. Ter a oportunidade de ajudar eventos como este tomarem forma e se tornarem realidade é muito realizador. Perceber as proporções que essa experiência tem na vida das pessoas, desde a rede que elas conseguem formar durante esses dias, os conhecimentos adquiridos, o sentimento de realização e a vontade de fazer mais, nos motivam imensamente”, afirma.

Django girls 3Já nos dias 17 e 18 de março, foi a vez da PUCRS receber o Django Girls Porto Alegre. Considerada a maior edição do Django Girls do Brasil, contou com o envolvimento direto de 180 pessoas, entre participantes e organização. Durante os dois dias de evento, aconteceram palestras e oficinas sobre programação de software usando HTML, CSS, Python e Django.

Neste evento, a SoftDesign foi representada por Tatiane Cross, Assistente de Marketing, que participou das oficinas e teve seu primeiro contato com a programação: “Foi muito gratificante poder participar de um evento como o Django Girls. Além de todo o conhecimento adquirido nas palestras e oficinas, foi lindo ver mulheres de todas as áreas de formação, como advogadas e professoras de matemática, que nunca haviam pensado que poderiam programar e gostar de fazê-lo. Esta foi uma grande oportunidade para ‘degustar’ de um mundo novo e refletir sobre assuntos acerca deste mercado para as mulheres e a diversidade de gêneros nas organizações”. Completa, Tatiane.

Compartilhar conhecimento é um dos pilares da SoftDesign. E através de eventos como estes, confirmamos que o mais importante são as pessoas e que todo incentivo é importante para que cada vez mais mulheres ingressem neste mercado predominantemente masculino. Mantemos, em cada ação, nossos valores de excelência, ética, comprometimento e nossa missão de encontrar meios de simplificar a tecnologia para gerar valor a todos os envolvidos.

Django girls 1Tanara e Tatiane no Django Girls Porto Alegre.


O que é Rails Girls

Rails Girls é uma iniciativa sem fins lucrativos que nasceu na Finlândia e se espalhou pelo mundo, com objetivo de apresentar o universo da tecnologia da informação e da programação para mulheres de todas as idades, utilizando Ruby on Rails de uma forma divertida e fornecendo ferramentas para que elas possam concretizar suas ideias e conquistar (mais) autonomia.

O que é Django Girls

Django Girls é uma organização sem fins lucrativos e uma comunidade que capacita e ajuda as mulheres a organizar oficinas de programação gratuitas de um dia. Cada evento é constituído por uma oficina sobre programação de software usando HTML, CSS, Python e Django. Os eventos são organizados por voluntários em diferentes lugares em todo o mundo.

Fonte: Rails Girls Novo Hamburgo, Django Girls Porto Alegre
Fotos: Rails Girls NH por Thayná Almeida De Oliveira; Django Girls POA por Daniela Araújo, Rafael Barboza, Ana Paula Daros e Giovane Liberato.

SoftDesign
SoftDesign

Deixe uma resposta