PT | EN
Publicado dia 20 de junho de 2023

Desvendando a diferença entre UX e UI Design

| Tempo de leitura 6 minutos Tempo de leitura 6 minutos
Desvendando a diferença entre UX e UI Design

User Experience (UX) e User Interface (UI) são áreas do Design que possuem um impacto crucial no desenvolvimento de aplicativos, plataformas e sistemas. Por meio delas, é possível garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas, e que os objetivos estratégicos de cada solução digital sejam validados de forma contínua. Mas qual é a diferença entre UX e UI? Como essas disciplinas impulsionam negócios digitais?

Para responder à essas perguntas, conversamos com a UX/UI Designer da SoftDesign, Gabriela Castro. Como resultado, abordamos neste artigo porque o uso desses elementos tornou-se essencial para aumentar a satisfação de pessoas usuárias, reduzindo riscos e incertezas no Desenvolvimento de Software. Além disso, compartilhamos como os nossos especialistas implementam soluções estratégicas com foco em Design.

UX: Experiência do Usuário em Primeiro Lugar

Como o próprio nome já diz, UX é a Experiência do Usuário. Além de ser uma das principais prioridades de uma solução digital, é também um conjunto de sentimentos e percepções que resultam das interações de uma pessoa com um produto ou serviço específico. Essas experiências podem estar relacionadas a diversos fatores, como primeiras impressões, usabilidade e satisfação.

A missão da User Experience é proporcionar experiências realmente significativas para pessoas usuárias, simplificando o seu dia a dia. Para alcançar esse nível de satisfação, UX Designers realizam pesquisas, criam personas, jornadas, fluxos e protótipos e, claro, promovem testes para colher feedback e aprimorar entendimentos em relação ao produto.

A principal diferença entre UX e UI Design é o escopo de trabalho, já que um considera a experiência global dos usuários, enquanto o outro foca na interface visual e na interação entre pessoas e sistemas. Ou seja, a User Experience coloca o ser humano sempre em primeiro lugar, já a User Interface precisa considerar a estética e a usabilidade para garantir satisfação em relação aos elementos de tela – menus, ícones, botões, cores e tipografia, por exemplo. 

Para a UX/UI Designer da SoftDesign, Gabriela Castro, quando falamos de User Experience em produtos digitais, estamos falando de toda a jornada que o usuário precisa percorrer até ser impactado com a solução que o produto oferece. “Essa jornada é desenhada por meio de um planejamento de User Interface, guiado por tarefas e funcionalidades. É nesse momento que os conceitos se conectam, a fim de gerar impacto positivo para os dois lados do produto”, destaca. 

UI: Jornadas, Entendimentos e Interfaces

Como dito anteriormente, a User Interface é essencial para simplificar a interação do usuário com as telas e elementos visuais de uma solução digital. Afinal, para que a usabilidade seja agradável e eficaz, precisamos compreender de forma fácil e intuitiva as tarefas que devemos executar em aplicativos, plataformas e sistemas.

Quanto menos dificuldades e erros aparecem ao longo dessa jornada, mais chances o produto terá de fidelizar consumidores. Ou seja, UI Designers são responsáveis por transformar aprendizados, pesquisas e dados em telas de fácil acesso e compreensão. Para isso, se apoiam em leis de Gestalt, Heurísticas de Nielsen, arquitetura e hierarquia da informação, por exemplo.

Segundo Gabriela, User Experience e User Interface são alicerces para criar produtos aderentes, que entregam valor aos stakeholders e pessoas usuárias. “Os profissionais dessas áreas trabalham para desenvolver um produto que gere uma experiência positiva e satisfatória para usuários, levando em consideração seus desejos, necessidades e expectativas. Isso envolve projetar produtos e serviços digitais de forma intuitiva e eficiente, utilizando boas práticas de usabilidade, acessibilidade, estética visual, desempenho e funcionalidade”.

Ou seja, a principal diferença entre UX e UI é que a User Experience está focada no contexto do produto digital de ponta a ponta, enquanto a User Interface dedica-se às etapas mais práticas e materiais. Afinal, só assim é possível compreender a experiência que o produto irá gerar. Porém, mesmo com suas diferenças, ambas têm como objetivo central a interação e a experiência do usuário. 

Como Criar Produtos Digitais User-centered 

Agora que você já sabe qual é a diferença entre UX e UI Design, vale salientar a importância de utilizar esses conhecimentos para desenvolver aplicativos, plataformas e sistemas. Na SoftDesign, nossa Consultoria em Design impulsiona negócios digitais por meio dessas áreas. Assista ao vídeo para saber mais: 

Segundo Gabriela, por meio desse serviço nos aprofundamos em todo o ecossistema do produto que necessita melhorias. “Entendemos como se dá a experiência como um todo e quais são os possíveis gaps nesse processo. A partir desse entendimento, propomos com mais assertividade alterações nos fluxos, de forma a deixar a experiência do usuário mais fluída”.

Logo após, nossos especialistas trabalham na interface para entregar a experiência desejada pelas pessoas usuárias, atendendo também os objetivos de negócio do cliente. “Dessa forma, cada solução digital se torna única. Assim, conseguimos selecionar as ferramentas de pesquisa mais apropriadas para gerar aprendizado sobre o produto ou serviço. Com isso, criamos insumos para que a tomada de decisão do negócio também seja pautada na perspectiva da experiência dos usuários”, conclui. 

Precisa de ajuda para evoluir o seu negócio? 

Se você já lançou uma solução digital no mercado, mas os resultados estão abaixo do esperado, a Consultoria em Design pode ser uma grande aliada para reverter essa situação. Nela, nossos Designers irão analisar o produto e a sua usabilidade por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas.  

Esses especialistas de alta performance irão diagnosticar a situação atual do seu produto para então sugerir e implementar novas soluções estratégicas. O principal objetivo é entregar experiências de uso mais intuitivas e eficientes, levando o seu negócio ao próximo nível. Não perca mais tempo desenvolvendo funcionalidades que seus usuários não precisam! Preencha o formulário abaixo e converse conosco agora mesmo.

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?