04
set 17

SoftDrops sobre Mapas Mentais para Refactoring

SoftDrops sobre Mapas Mentais para Refactoring

Na última edição do SoftDrops, um momento para troca de ideias entre os colaboradores da SoftDesign, foi abordado o tema “Mapas Mentais para Refactoring”, apresentado por Luciano Sclovsky, Desenvolvedor Sênior da SoftDesign.

Luciano iniciou com o case de um cliente da SoftDesign, projeto em que ele está trabalhando neste momento. Ele explicou que a velocidade de programação foi bastante rápida e que um dos casos de uso, se tornou bastante complexo, por combinar uma consulta espacial de dados da aplicação, em forma de mapa ou lista, com o uso de diversas APIs do Google Maps. Em seguida, explanou sobre o uso da técnica de Mapas Mentais no processo de Refactoring deste caso de uso. Refactoring é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.

A técnica de Mapas Mentais é uma forma fluída e visual de expressar o pensamento. No contexto do desenvolvimento de software ela pode ser utilizada para criação de lista de tarefas, storyboards antes de programar, entendimento de código legado, estimativas do tempo de planejamento, redução do tempo de programação (pelo melhor entendimento), auxílio no processo de UX (experiência do usuário), entre outras possibilidades.

Abaixo, o mapa mental que guiou o processo de refatoração da exibição de mapas, que durou dois dias. O principal benefício é deixar o código mais claro e de fácil manutenção para o futuro.

Mapa Mental do Refactoring do HAPP

 

SoftDesign
SoftDesign

Deixe uma resposta