22
jan 18

SoftDrops sobre Plataformas

SoftDrops sobre Plataformas

A última edição do SoftDrops, desta vez apresentado por Karina Hartmann, teve como tema o conceito “Plataformas”, e a conversa trouxe desde a definição do que são negócios do tipo plataforma, até as estratégias para criação de plataformas.

Karina explicou que as plataformas são um tipo de negócio que substitui os tradicionais pipelines. Ao invés de uma empresa definir, produzir e vender o produto, nas plataformas produtores e consumidores externos são conectados e criam valor entre si. A plataforma é um meio que viabiliza a interação entre aqueles que criam valor e aqueles que consomem.

As plataformas estão em todos os lugares, desde os exemplos mais simples, como Uber e Airbnb, até aqueles exemplos que a gente não repara, como os consoles de videogames, os sistemas operacionais mobile, as plataformas de música, e outras inovações acontecendo em setores mais tradicionais, como agricultura e energia.

Ao criar um novo negócio ou produto digital, é muito importante avaliar se o modelo é de pipeline ou de plataforma, para adaptar as estratégias e até mesmo o software para as necessidades de cada um. Em empresas tradicionais pipeline também é importante estudar de que formas a tecnologia permite que esses negócios se transformem em plataformas, uma estratégia de inovação cada vez mais comum e mais necessária.

SoftDesign
SoftDesign

Deixe uma resposta