16
fev 18

SoftDrops sobre Protractor

SoftDrops sobre Protractor

No SoftDrops do dia 15/02 o nosso colega William Bartz apresentou a ferramenta Protractor.

Segundo William, o Protractor é um framework para testes automatizados funcionais de aplicações Angular e AngularJS.
O Protractor utiliza o browser para rodar testes em web applications, mas também é capaz de executar testes em dispositivos móveis através do Appium.
No SoftDrops dessa semana, o William mostrou para os colegas um exemplo de automação rodando no simulador para um aplicativo móvel construído com Ionic 2.

Algumas características importantes do Protractor são:

  • Testes como um usuárioO Protractor é construído em cima do WebDriverJS, que usa eventos nativos e drivers específicos do navegador para interagir com seu aplicativo como um usuário faria.
  • Para apps AngularQuando falamos em testes funcionais automatizados, muita gente acha que basta escolher uma ferramenta. A realidade é bem mais complexa. Na verdade cada projeto e cada tecnologia precisa utilizar as ferramentas adequadas ao contexto. Um dos critérios mais importantes é que a ferramenta de testes deve ser compatível com a tecnologia de desenvolvimento. O Protractor, por exemplo, suporta locators Angular-specific, o que permite que você teste elementos específicos do AngularJS sem nenhuma dificuldade.
  • JS/TS: É possível escrever os testes utilizando JavaScript ou TypeScript. Essa é outra questão importante para a escolha da ferramenta, já que a linguagem de escrita do código de testes é um fator crucial para a produtividade no desenvolvimento dos testes.
  • Waiting automático: Você não precisa adicionar waits ou sleeps no código, como acontece com outros. O protractor executa o próxima teste somente quando a página termina de carregar.

 

Algumas fontes de informações super úteis pra quem quer começar a usar o protractor para automação mobile:

  • http://www.protractortest.org/#/api
  • http://appium.io/

 

Foto SoftDrops 2018_02_15 - 2

Quer entender porque é importante automatizar os testes funcionais?
Dá uma olhadinha nessa série de artigos aqui do blog:

  1. Parte 1 – Tipos de testes
  2. Parte 2 – Os problemas do teste manual
  3. Parte 3 – Exemplo de teste automatizado
  4. Parte 4 – Automação do legado
SoftDesign
SoftDesign

Deixe uma resposta