08
jun 18

SoftDrops: UX + SCRUM

SoftDrops: UX + SCRUM

No SoftDrops desta quarta-feira, os temas discutidos nas duas últimas semanas voltaram à tona, mas desta vez juntos. A Product Owner Iris Ferreira falou sobre a integração entre as metodologias Scrum e de User Experience no desenvolvimento de sistemas.

A associação entre essas duas frentes não é simples, pois cada empresa tem uma realidade e atua com uma velocidade diferente. Por isso, Iris explica que o segredo é a adaptabilidade, a adequação, ou seja: “O ideal é promover diálogos nos times para encontrar soluções que atendam às necessidades dos clientes e dos usuários, agregando qualidade aos produtos digitais”.

Cenário atual

Para contextualizar esse momento atual de integração, a Product Owner pontuou que hoje em dia o cenário do mercado é vasto, composto por diversos nichos que possuem demandas digitais específicas. Seus usuários, consequentemente, possuem necessidades ímpares que desconhecemos e que exigem soluções qualificadas. E então, surge o questionamento: como otimizar a Experiência do Usuário, conhecendo-o e planejando o uso do software, em um método ágil como o Scrum?

Iris afirma que não há uma receita pronta, uma forma específica de trabalhar. Mas pontua que “quando o produto entrou na fase de desenvolvimento, com Sprints curtas e prazos, não é o momento de pensar na UX. A Experiência do Usuário deve ser discutida antes do Time Box, visto que planejá-la demanda tempo e ela precisa estar clara para todo o time no momento da execução do software”.

UX Designer

Por isso, a presença do UX Designer é tão importante. Aqui na SoftDesign, nossa equipe é composta pela Natália de Oliveira, pela Flávia Ampessan e pela Juliana Viegas que, por meio do diálogo com os colegas, conseguem difundir esse olhar humano essencial ao desenvolvimento de produtos digitais.

“Se queremos fazer a diferença, precisamos entender quem irá utilizar o sistema que estamos desenvolvendo, atribuir importância ao viés específico do usuário. É como quando tentamos fazer uma operação de banco por um aplicativo, clicamos diversas vezes, e não obtemos sucesso. Nós também sofremos quando a User Experience é deixada de lado”, finaliza Iris.

A integração entre o Scrum e a Experiência do Usuário ainda será pauta de outros SoftDrops do ano. Fique ligado aqui no blog para não perder!

SoftDrops: UX X Scrum (2) SoftDrops: UX X Scrum (3) SoftDrops: UX X Scrum (4)

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta