18
jun 18

SoftDrops: The Twelve-Factor App

SoftDrops: The Twelve-Factor App

No SoftDrops do dia 13 de junho, o desenvolvedor William Guimarães compartilhou com os colegas o método Twelve-Factor App. Ele pode ser usado em aplicações escritas em qualquer linguagem de programação, tendo sido desenvolvido com foco em microsserviços – um tipo de arquitetura de serviço dividida em pequenas partes independentes e isoladas, usada para desenvolvimento backend.

William afirma que os Doze Fatores foram criados pela comunidade de desenvolvedores com o objetivo de fornecer boas práticas para a construção de softwares. “Eu acredito que é importante seguir tais regras quando criamos aplicações com microsserviços, pois elas facilitam e qualificam o trabalho”, explica. Mas o desenvolvedor acrescenta que, apesar do foco, o método pode também ser seguido em outros tipos de desenvolvimento, igualmente proporcionando benefícios.

Processos

Entre os fatores, William destaca o sexto, de Processos, que incentiva que as aplicações sejam desenvolvidas com processos que não armazenam estado. “Eles são stateless, não possuem sessão, e também são share-nothing, o que significa que não compartilham nada. Por isso, esse fator serve para que seja possível escalar uma aplicação quando necessário, ou seja: se o microsserviço está começando a ficar pesado, é só subir outro do lado, que ambos irão desempenhar corretamente”.

Concorrência

O desenvolvedor aproxima o sexto processo do oitavo, de Concorrência, que incentiva o escalamento horizontal, já que na aplicação doze-fatores serviços são trabalhados em paralelo. “Esse modelo de dividir em diversos serviços se mostra interessante quando chega o momento de escalar a aplicação e se é necessário aumentar o processamento. O share-nothing e a natureza horizontal da doze-fatores alocam mais microsserviços e, assim, não é necessário aumentar a memória de processamento, o que acaba proporcionando mais simultaneidade no desenvolvimento”, finaliza.

William já aplica alguns fatores no dia a dia da SoftDesign e está divulgando o método justamente para incentivar os colegas a fazerem o mesmo. A Twelve-Factor App aumenta o grau de conscientização de alguns problemas sistêmicos na área de desenvolvimento de software, oferecendo um importante conjunto de soluções conceituais.

SoftDrops: Doze Fatores (2) SoftDrops: Doze Fatores (3)

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta