23
mai 18

SoftDrops: UXConf BR 2018

SoftDrops: UXConf BR 2018

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, aconteceu a UXConf BR 2018, na UniRitter, em Porto Alegre. Flávia Ampessan, UX Designer, e Luciano Sclovsky, iOS Dev, estiveram no evento e aproveitaram o SoftDrops de hoje para compartilhar com os colegas os melhores momentos dessa experiência.

Viés Cognitivo

Para Luciano, a melhor palestra foi a do Ricardo Couto, chamada UX + economia comportamental: uma relação complexa e conturbada. Por meio de um viés cognitivo, o fundador da Semantics discutiu a ética na usabilidade dos softwares. “Ele criticou promoções ou bonificações que fazem com que o usuário acredite que há vantagem em clicar em um determinado link, que dão a impressão que ele estará perdendo se não efetivar a ação naquele instante”, comenta Luciano. É uma forma de enganar o usuário, de ignorar o aspecto humano na tecnologia.

Acessibilidade e inclusão

Flávia, por sua vez, salientou a importância que foi dada ao tema acessibilidade na Conferência. Vários palestrantes lembraram que a usabilidade deve ser inclusiva. “A ideia é que se nós projetamos pensando nas pessoas com deficiência, acabamos facilitando a usabilidade dos produtos para todos”, afirma. Na palestra de Juan Martín García, Cuándo el diseño es un facilitador, o UX Designer da Cacao Estudio exemplificou o tema expondo que uma forma de visualizá-lo é pensar nas rampas das calçadas que, destinadas a cadeirantes, acabam também sendo usadas por ciclistas, mães com carrinhos de bebê, entre outros.

Luciano acrescentou que o aspecto político e social da UXConf deste ano também permeou o desenvolvimento de softwares empáticos e focados ao auxílio de idosos, mulheres, índios e da comunidade LGBTQ. Segundo Flávia, “é preciso sempre se colocar no lugar do usuário, entender as suas dificuldades e o seu contexto para propor a melhor solução e proporcionar a melhor experiência possível”.

Cultura UX

Por fim, Flávia e Luciano lembraram da palestra do diretor e fundador da Mergo User Experience, Edu Agni, que discorreu sobre a introdução da cultura UX Design dentro de empresas. Em UX Maturity, ele explorou os níveis de maturidade em que cada empresa se encaixa – início, percepção, adoção, realização e excepcional – e destacou a importância da comunicação entre os integrantes dos times de projetos e destes com os times de marketing, vendas e suporte, para que todos estejam sempre alinhados e com o mesmo objetivo.

As inscrições para a UXConf BR 2019 já estão abertas. Aproveite o preço reduzido da inscrição antecipada!

Até o próximo SoftDrops!

SoftDrops: UXConf 2018 (2)

Mariana Pöpper, Flávia Ampessan e Luciano Sclovsky na UXConf 2018.

Mariana Pöpper, Flávia Ampessan e Luciano Sclovsky na UXConf 2018.

Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta