13
jun 18

SoftDictionary: Desenvolvimento de Software

SoftDictionary: Desenvolvimento de Software

Você sabe o que significa Framework, Ionic, React Native, Node.JS, Grails e AngularJS? Abaixo nós esclarecemos esses termos relacionados ao Desenvolvimento de Software.

O processo de Desenvolvimento de Software engloba todas as tarefas e entregas necessárias para a construção de um novo produto ou serviço digital, seja ele para web ou mobile. Em cada projeto, utilizamos o melhor mix de tecnologias, frameworks e plataformas, para atender às necessidades do cliente e oferecer as opções mais adequadas.

Para esclarecer alguns termos comuns ao Desenvolvimento de Software, segue abaixo o nosso primeiro breve glossário sobre o tema. Com ele, você pode sanar as suas dúvidas e facilitar o seu diálogo conosco.

Framework

É uma aplicação de códigos comuns que auxilia o trabalho do desenvolvedor. Um framework oferece uma solução para diversos problemas semelhantes, ou seja, ele é uma aplicação quase completa, com pedaços que devem ser construídos de acordo com a especificidade de cada produto/serviço digital.

AngularJS

É um framework JavaScript. O Angular JS é usado para o desenvolvimento front-end de aplicações web que rodam dentro do navegador do cliente. Ele estende o HTML e proporciona uma linguagem para o desenvolvimento de interfaces web dinâmicas.

Grails

É um framework de código aberto para construção de aplicativos para web. A linguagem do Grails é a Groovy (que roda na plataforma Java), e ele pretende ser de alta produtividade pois utiliza o paradigma da programação por convenção (que preserva o desenvolvedor dos detalhes de configuração).

Ionic

É um framework para desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos. O Ionic é composto pelos componentes Cordova (integração com recursos nativos dos dispositivos), AngularJS (criação da parte da web do aplicativo), e Ionic Module e Ionic CLI (ferramentas e componentes do próprio framework).

Node.Js

É uma plataforma construída sobre o JavaScript do Google Chrome. O Node.Js atua facilitando a construção de aplicações de rede rápidas e escaláveis. Ele é ideal para aplicações em tempo real com intensa troca de dados.

React Native

É um projeto que consiste em um conjunto de ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de aplicações móveis nativas. O React Native é composto pelo que há de mais moderno no desenvolvimento front-end, e ele utiliza recursos provenientes do Node.Js.

Por enquanto, é isso! Se você tiver outras dúvidas, entre em contato conosco. E se quiser saber mais sobre Desenvolvimento de Software, baixe o nosso material!

Acessar conteúdo
Micaela L. Rossetti
Micaela L. Rossetti

Coordenadora de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Especialista em comunicação e marketing digital, é aluna do MBA em Gestão de Projetos da PUCRS.

Deixe uma resposta